O Tribunal de Justiça de Mato Grosso lançou o "Painel de Julgamentos", para auxiliar o advogado e as partes a acompanhar as sessões de julgamento, hoje transmitidas de maneira on line pelo Youtube.
Segundo a coordenadora judiciária do TJMT, Mariely Carvalho Steinmetz, "o painel se assemelha a um monitor de acompanhamento de voos, disponíveis em aeroportos, por meio do qual é possível acompanhar o andamento de cada sessão. Ela ainda explica que foi disponibilizado para o público externo, como os advogados e as partes, toda a ordem de julgamento daquela sessão e em destaque fica o processo que está sendo julgado, se nele tem pedido de preferência ou de sustentação oral, e o registro dos processos que já foram julgados, adiados ou retirados de pauta.
Conforme ela, "muitos advogados, quando chegavam ao plenário depois que a sessão já havia começado, não sabiam quando teriam a vez de falar, se seriam o próximo ou não, e que essa nova ferramenta vai sanar definitivamente essa deficiência".
Além disso, Mariely Steinmetz explica que a ferramenta foi idealizada antes da pandemia, mas que acabou sendo lançada agora, diante da nova realidade vivenciada pelo Judiciário com a chegada da pandemia da Covid-19. “A princípio, não seria direcionada para as sessões por videoconferência, mas, diante dessa nova realidade, repensamos o projeto e nos questionamos ‘por que não lançá-la durante a pandemia?’. A utilidade vai ser tão grande quanto nas sessões presenciais”, pondera.
Outra vantagem que a ferramenta traz, de acordo com a diretora da Primeira Câmara Criminal, Talyta Almeida Souza, é a redução do número de atendimentos via telefone durante a sessão. "Os contatos eram frequentes, praticamente durante toda a sessão, pois os advogados queriam saber a ordem de julgamento, se estava a sustentação oral estava próxima de acontecer etc. Agora vamos poder nos dedicar mais a sessão em si. O novo painel vai facilitar bastante a nossa rotina também”, salienta.
Como acessar: Na página do Youtube do TJMT, na descrição de cada sessão de julgamento, será adicionado um link para o painel de julgamento. Ou seja, em uma página o advogado acompanhará a transmissão de sessão e em outra poderá conferir o andamento dos julgamentos.
O Painel de Julgamentos pode ser acessado pelo link: https://plenarios.tjmt.jus.br/painel