por Jaime Osmar Rodrigues*
Hoje, 25 de Março, comemoramos o “Dia Nacional do Oficial de Justiça”, profissionais estes que enfrentam desafios constantes em busca de dar efetividade às decisões judiciais. Esta realidade é retratada diariamente por ser ele, que nem sempre leva boas notícias e são conhecidos como o “longa manus”, a mão do juiz.
O oficial de Justiça é a face do Judiciário nas ruas, mesmo em tempos de pandemia, como vivenciados agora, eles estão nas ruas cumprindo decisões judiciais, sendo encarregado das atividades operacionais em campo, fazendo materializar a aplicação das leis e às decisões judiciais.
Em Mato Grosso, aproximadamente 800 oficiais de Justiça estão lotados nas Comarcas do Estado, destes, cerca de 130 estão infectados com a Covid-19.
Apesar do Poder Judiciário do Estado ter fechado suas portas, magistrados e servidores estarem em teletrabalho, os oficiais de Justiça continuam nas ruas expostos à pandemia cumprindo seu dever de ofício.
Estimamos que mais de 50 oficiais de Justiça, no Brasil, perderam a vida em decorrência da Covid-19. O que aumenta nossa preocupação com a categoria. Pois os oficiais de Justiça estão na linha de frente, nas ruas, em diligências cumprindo seus mandados e, por mais que se cuidem, não tem como evitar, pois nesta pandemia estão constantemente levando decisões em unidades de saúde. Só podemos contar com Deus e com a sorte para que não sejamos infectados.
Me orgulho de ser oficial de Justiça, e peço que todos reflitam sobre a importância e o poder desta categoria. Neste momento delicado de pandemia, um inimigo perigoso e invisível está ceifando vidas, companheiros já se foram, mas não deixaram de cumprir sua obrigação sequer um dia.
Aos heróis da Justiça deixo o meus Parabéns e desejo Força, pois juntos somos mais fortes hoje e sempre!
*Jaime Osmar Rodrigues, presidente do Sindicato dos Oficiais de Justiça Avaliadores de MT