FILIADO À

NOTÍCIAS Sexta-feira, 09 de Junho de 2023, 15:29 - A | A

Sexta-feira, 09 de Junho de 2023, 15h:29 - A | A

MÃOS DO JUDICIÁRIO

Oficial de Justiça: riscos e desafios diários no exercício da função

O oficial de Justiça é aquele, que muitas vezes, traz consigo notícias que ninguém quer receber

Assessoria Sindojus/MT

Reprodução

Oficial de Justiça

 

 

 

O trabalho do oficial de Justiça é um constante equilíbrio entre a responsabilidade de cumprir mandados de justiça e as dificuldades inerentes a essa tarefa. Nessa jornada, esses profissionais enfrentam não apenas os desafios do dia a dia, mas também as reações negativas e as injustiças que muitas vezes surgem quando os receptores não gostam das notícias que trazem consigo.

O oficial de Justiça é aquele, que muitas vezes traz consigo notícias que ninguém quer receber. Eles cumprem mandados de citação, intimação ou penhora, que muitas vezes trazem consigo consequências desfavoráveis para os envolvidos. Infelizmente, os oficiais de Justiça tornam-se alvos de frustrações e reações negativas, mesmo sendo apenas portadores das decisões judiciais.

Ao desempenhar sua função, o oficial de Justiça frequentemente enfrenta a ira e a revolta daqueles que recebem as notícias indesejadas. Esses profissionais são alvo de insultos, ameaças e até mesmo violência física, mesmo quando estão apenas cumprindo o seu dever. Essas injustiças direcionadas ao mensageiro revelam uma triste realidade em que o oficial de Justiça acaba se tornando bode expiatório de um sistema judicial do qual ele é apenas um representante. E além disso, o oficial de Justiça cumpre suas obrigações usando veículo próprio, não tem segurança e trabalha com prazos.

O oficiais de Justiça se deparam com endereços errados, pessoas que se recusam a cooperar ou situações perigosas. Essas circunstâncias tornam o trabalho dos oficiais de Justiça ainda mais desafiador, exigindo habilidades de negociação, paciência e resiliência.

Apesar de todas as dificuldades inerentes à profissão, atualmente, o número reduzido de oficiais de Justiça e a grande demanda de processos são desafios que o Poder Judiciário de Mato Grosso precisa enfrentar antes que a situação se torne mais caótica.