Os oficiais de Justiça de Mato Grosso, participaram de um curso de capacitação e aperfeiçoamento, ministrado pelos oficiais de Justiça, Edson Alviano e Rita de Cássia Borges Nohama Nunes. O curso foi no Fórum de Várzea Grande, localizado na região do Chapéu do Sol, entre os dias 21 a 23 de novembro.
Além de Várzea Grande, o curso já foi ministrado em Sorriso, Alta Floresta e Tangará da Serra. A expectativa é levar o curso para mais municípios em 2023.
O curso foi disponibilizado pelo Tribunal de Justiça de Mato Grosso (TJ/MT), após uma reivindicação feita pelo Sindicato dos Oficiais de Justiça e Avaliadores do Estado – Sindojus/MT.
De acordo com o oficial Edson, da Comarca de Tangará da Serra (a 240 km de Cuiabá), o projeto é uma iniciativa do Sindojus/MT, juntamente com o corregedor, desembargador José Zuquim Nogueira, por intermédio da Corregedoria do Estado.
Edson disse, que o projeto surgiu também da necessidade de os oficiais terem uma oportunidade de conhecimento de sistemas e ferramentas para o cumprimento dos mandados, além de uma série de facilidades para o trabalho deles, e então acabou surgindo o curso.
“Então, hoje se transformou em um curso e nós já aplicamos nas cidades de Sorriso, Lucas do Rio Verde e Tangará da Serra, e agora em Várzea Grande. A ideia é que o ano que vem seja expandido para as demais Comarcas”.
Edson citou que o mais bacana, foi a visão do corregedor que de que um oficial aplique o curso, e para isso tem instrutores pontuais de algumas Comarcas que tem um conhecimento maior para repassar para os colegas.
“Estamos tendo resultados positivos. Os colegas afirmam que após o curso, eles conseguiram ter bons resultados, além da mudança de perspectiva na profissão. É muito vantajoso e com certeza um reflexo do investimento no servidor e na capacitação, e isso traz uma maior efetividade e celeridade processual”.
O oficial também falou da sensibilidade de a Corregedoria não ter colocado um servidor de fora que não sabe do dia a dia do oficial, que não tem conhecimento do que o oficial faz, e sim colocar para ministrar o curso um colega, que trabalha no dia a dia como todos os oficiais, com o diferencial de ter um conhecimento mais avançado.
O diretor do Sindojus/MT, Paulo Sérgio, que estava presente no curso, disse que a reivindicação ao TJ/MT, foi um pedido dos oficiais da Comarca de Sinop, que estavam com algumas dificuldades.
E segundo ele, foi um pedido feito ao corregedor, desembargador Zuquim que o curso foi ministrado por um oficial que entende o trabalho. “Por essa razão, ele abraçou a ideia. E foi muito bom o ano passado e este ano e esperamos que com a nova gestão o curso dê continuidade, para que possamos levar conhecimento a outras Comarcas que precisam deste trabalho. Uma injeção de ânimo ao trabalho dos colegas. Agradecemos ao corregedor mais uma vez”, declarou Paulo.