FILIADO À

NOTÍCIAS Quinta-feira, 27 de Outubro de 2022, 15:27 - A | A

Quinta-feira, 27 de Outubro de 2022, 15h:27 - A | A

LANÇAMENTO

Oficiais de Justiça Mireni e Celso lançam obras jurídicas após conclusão de mestrado

Celso e Mireni são Mestres em Direito pela Universidade de Marília (UNIMAR), por meio do Convênio com o Tribunal de Justiça

Assessoria Sindojus/MT

TJMT

Mireni e Celso

 Oficiais de Justiça Mireni e Celso lançam obras jurídicas após conclusão de mestrado

 

Dois oficiais de Justiça de Mato Grosso, Mireni de Oliveira Costa Silva e Celso Ferreira da Cruz Victoriano, lançaram obras jurídicas, fruto de suas das dissertações. O lançamento ocorreu na manhã desta quinta-feira (27.10), na Escola dos Servidores, em Cuiabá.

Celso e Mireni são Mestres em Direito pela Universidade de Marília (UNIMAR), por meio do Convênio celebrado com o Tribunal de Justiça. As obras são provenientes das pesquisas desenvolvidas no Mestrado.

Os mestres fazem parte da turma de 20 servidores da Justiça estadual contemplados com o convênio celebrado entre o Tribunal de Justiça e Associação Mato-grossense de Magistrados (Amam) com a instituição de ensino superior para cursar o Programa de Mestrado em Direito que tem como área de concentração: Empreendimentos Econômicos, Desenvolvimento e Mudança Social.

Mireni de Oliveira escreveu o livro “A Constituição Federal de 1988 e a Economia de Francisco: reflexões sobre o direito fundamental ao desenvolvimento”. Na obra, a autora faz reflexão sobre direito fundamental e desenvolvimento a partir da Constituição Federal e da economia de Francisco.

“Em princípio parece que não tem muita ligação com a nossa atividade, mas compreendo que tem tudo a ver com a nossa atividade, porque nós não vivemos uma bolha. A gente vive em sociedade e o trabalho no Judiciário acaba sendo reflexo das ações dessa sociedade. Então toda reflexão e todo estudo que a gente possa fazer para contribuir para a evolução dessa sociedade, eu compreendo ser muito necessário, fundamental para o nosso trabalho”, explicou.

O oficial de Justiça Celso Ferreira da Cruz Victoriano escreveu o livro “ A mediação e arbitragem como instrumentos de governança nas empresas familiares”. Editora Dialética, 2021.

O presidente do Sindicato dos Oficiais de Justiça Avaliadores de Mato Grosso (Sindojus/MT), Jaime Rodrigues parabenizou os colegas pelo lançamento das obras - fruto de muito estudo e dedicação. "Sentimos orgulho dos colegas Mireni e Celso. Sabemos que não foi fácil, porque uma obra jurídica, desta natureza, requer muito estudo, leitura e muitas horas de dedicação. Mas temos certeza que o final foi satisfatório, uma realização pessoal e profissional. Os colegas deixam um grande de exemplo, que é possível realizar os sonhos quando há dedicação e perseverança", externou Jaime Rodrigues.

Doação de livros para campanha - Cada um dos autores doaram um exemplar da obra jurídica lançada para a campanha “Livro para ser livre – a Ressocialização pela leitura”. A iniciativa visa arrecadar livros que serão destinados às unidades penais do Estado.

A ação é promovida pelo Poder Judiciário de Mato Grosso em parceria com a Ordem dos Advogados do Brasil– Seccional Mato Grosso (OAB/MT) e Secretaria de Estado de Segurança Pública (Sesp).

Cada reeducando ou reeducanda do sistema prisional pode reduzir quatro dias da pena através da leitura de um livro, de acordo com a Recomendação 44/2013, do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), desde que comprove a leitura por meio da entrega oficial de uma resenha do conteúdo da obra. Durante o período de condenação, é concedido o direito a ler 12 livros por ano e, com isso, garantir a redução de 48 dias de pena.

Leia também
Oficiais de Justiça lançam obras jurídicas dia 27, em Cuiabá