FILIADO À

NOTÍCIAS Segunda-feira, 21 de Novembro de 2022, 12:45 - A | A

Segunda-feira, 21 de Novembro de 2022, 12h:45 - A | A

Lira Netto*

Novos tempos exige profissionalismo e competência

Oficiais de Justiça de Mato Grosso passam por Readequação capacitação e qualificação

por Lira Netto*

Inegável, que estamos cruzando a linha divisória de novos tempos, culturais, sociais e tecnológicos. Nada após a globalização e o trágico período da inesperada PANDEMIA de COVID19 que plantou um marco indestrutível e inesquecível na humanidade nos quatro cantos do planeta continuará como antes.

Há de se admitir também, que na linha do tempo as grandes transformações entre a humanidade foram marcadas por surpresas inesperadas e a princípio indesejadas por aqueles que sobreviveram as mudanças e passaram a fazer parte das novas transformações.

Muitas dessas mudanças aconteceram com percas de vidas e quase dizimação de gerações inteiras. Lembremos das guerras trágicas, como a primeira e segunda guerra mundial, que apesar dos episódios indesejados e repudiados até hoje por todo mundo. Mas que, no entanto, mesmo assim trouxeram transformações significativas para as novas gerações.

As transformações locais, também tem seus pontos demarcados. Recentemente em uma roda de conversa. Fato raro, para os novos tempos, concluímos que o Brasil, por exemplo; não será mais o mesmo politicamente falando, após essa inusitada polarização enfiada goela a baixo dos brasileiros, com o surgimento do esquerdismo e do bolsonarismo. Papo para outro artigo.

O que registramos aqui são as importantes mudanças, que vem acontecendo em diversas instituições brasileiras e que estão presentes na linha do tempo. Como por exemplo, nas grandes empresas e nas instituições públicas como o Poder Judiciário entre outros.

No último dia 7 de novembro aconteceu na Comarca de Alta Floresta, um curso de aperfeiçoamento e compartilhamento das mudanças que a tecnologia e os novos tempos pós pandêmicos, proporcionaram nas atividades dos oficiais de justiça, por exemplo; em Mato Grosso e em todo Brasil.

Com integral apoio da Administração do Tribunal de Justiça de Mato Grosso, através da Escola dos Servidores, com amplo apoio dos SINDOJUS (Sindicato dos Oficiais de Justiça do Estado de Mato Grosso); foi ministrado um treinamento há mais de uma dezena de Oficiais de justiça da Comarca e região do extremo-Norte, sobre os novos procedimentos, desses servidores em benefício dos jurisdicionados e melhor prestação de serviço do Poder Judiciário Mato-grossense.

Tais mudanças, amadureceram em razão do período da Pandemia e do avanço de novas tecnologias a disposição da sociedade.

Dentre as principais mudanças, estão as de que muitas das atividades dos oficiais de justiça poderão a partir de então ser realizadas de forma online, via internet e até pelo WhatsApp, diminuindo as distâncias entre o Poder Judiciário, seus servidores e aqueles que precisam de solução mais rápidas de suas dúvidas e seu acesso ao Judiciário.

O curso treinamento, que teve a duração de três dias, também oportunizou aos oficiais de justiça desde os mais recém-chegado, aos veteranos pudesse trocar experiências e construir novas formas licitas de agilizar o atendimento daqueles que precisam do Poder Judiciário para solução de conflitos sociais, econômicos e familiares.

Louvável e oportuna, essa iniciativa da alta administração do Poder Judiciário, da Corregedoria de Justiça, Escola dos Servidores e do SINDOJUS.

Em novo tempos, mas do que nunca devemos buscar alternativas para na solução dos conflitos sociais e agilização da resposta devida ao Poder Judiciário. Porém, não há sombra de dúvidas que essa resposta a ser dada por esse Poder, depende e muito, da capacidade e do profissionalismo e da qualificação do oficial de justiça, tido ainda, mesmo não como antes, como o “ longa manus do juiz”.

Parabéns, também pela escolha dos monitores; Edson Osmar Aiviano Costa e Rita de Cássia Borges Nohama; ambos, veteranos oficiais de justiça, dedicados a causa e caracterizados pelo alto grau de conhecimento e profissionalismo, o que mais se faz necessário na atual conjuntura da alta missão do Poder Judiciário brasileiro.

*Lira Netto é Oficial de Justiça há mais de três décadas em Mato Grosso