Covid-19 matou cerca de 20 oficiais de Justiça no Brasil. A informação foi destaque na coluna da jornalista Mônica Bergamo, no jornal Folha de São Paulo, nessa segunda-feira (05.10).
De acordo com o levantamento feito pela Associação dos Oficiais de Justiça do Estado de São Paulo (Aojesp), duas vítimas fatais eram de São Paulo, que tem 4.243 profissionais da categoria e 32 deles infectados pelo vírus.
Conforme a Associação, no começo da pandemia eles ficavam mais protegidos com a determinação que apenas mandados urgentes fossem cumpridos, mas, depois, pouco a pouco, como tudo foi voltando ao normal e expondo mais esses profissionais causando esses óbitos. “Esses dados vão nos lembrando cada morte, cada levantamento, que o vírus continua circulando, segue a espreita”, destacou a jornalista.
Em Mato Grosso, o oficial de Justiça de Primavera do Leste (235 km de Cuiabá), Elizeu Rangel Soares, 55 anos, morreu vítima da Covid-19, em julho.
Elizeu ficou internado 15 dias, na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do Hospital da Unimed, em Rondonópolis (a 215 km de Cuiabá), mas não resistiu à doença e morreu em 19 de julho.
O presidente do Sindojus/MT, Jaime Osmar Rodrigues, lamentou a morte do colega. “Foi uma grande perda para toda a categoria. A Covid-19 continua e temos que nos precaver tomando todos os cuidados necessários para evitar a contaminação”, disse Jaime.