A diretoria do Sindicato dos Oficiais de Justiça Avaliadores de Mato Grosso (Sindojus-MT) se reuniu de forma virtual, nesta semana, com um grupo de 22 oficiais de justiça recém-nomeados pelo Tribunal de Justiça de Mato Grosso (TJ/MT). Eles representam parte dos 72 aprovados que acabam de ser chamados para assumir o cargo, após decisão do presidente do TJ/MT, desembargador José Zuquim Nogueira, que autorizou a nomeação de 214 candidatos do concurso público nº 01/2024.
A decisão, publicada no dia 2 de setembro, determinou à Coordenadoria de Gestão de Pessoas a expedição dos atos de nomeação. No total, serão providos 80 cargos de analista judiciário, 20 de analista de Tecnologia da Informação, 42 de técnico judiciário e 72 de oficial de justiça, atendendo tanto a primeira quanto a segunda instâncias do Poder Judiciário estadual.
Papel do Sindojus-MT
O presidente do Sindojus-MT, Jaime Osmar Rodrigues, destacou que a chegada dos novos colegas é resultado de uma luta coletiva da categoria e de uma atuação firme do sindicato. “O Sindojus-MT esteve presente em todas as etapas desse processo: desde a cobrança pela realização do concurso, passando pela homologação, até a convocação dos aprovados. Essa conquista é fruto da mobilização da categoria e da sensibilidade do Tribunal em reconhecer o déficit histórico de oficiais de justiça no Estado. Agora, com a nomeação, esperamos fortalecer ainda mais o cumprimento célere e efetivo das ordens judiciais”, afirmou Jaime.
O sindicato relembra que, há anos, vem demonstrando a insuficiência de oficiais em exercício frente à alta demanda processual, o que impacta diretamente na prestação jurisdicional. “Além das 22 vagas previstas no edital, solicitamos mais 100 vagas a administração e, após muitas tratativas, conseguimos mais 50, totalizando 72 vagas. Para suprir o déficit atual seria necessário mais que os 72 oficiais nomeados, mas sem dúvida, já é um avanço a ser celebrado”, destacou Jaime.
Pauta da reunião
Durante o encontro, conduzido pelo presidente Jaime Osmar Rodrigues, com a participação do vice-presidente Paulo Sérgio de Souza e do diretor jurídico Wendel Lacerda Oliveira, foram discutidos diversos temas de interesse da categoria, em especial dos recém-nomeados.
Os novos oficiais puderam esclarecer dúvidas, compreender a dinâmica do trabalho e conhecer melhor a atuação do sindicato. Também foram apresentadas informações sobre direitos, deveres e os principais desafios enfrentados no exercício da função.
Essa não foi a primeira aproximação do Sindojus-MT com os aprovados. Desde a divulgação do resultado do concurso, muitos já procuraram o sindicato em busca de orientação, encontrando sempre portas abertas para diálogo e apoio.
Dados de lotação
De acordo com informações disponibilizadas pelo TJ/MT, os novos oficiais de justiça serão lotados em diversas comarcas do Estado, conforme as necessidades identificadas pelo Tribunal.
Os 72 oficiais de justiça recém-nomeados serão distribuídos em diversas comarcas do Estado, de acordo com as necessidades identificadas pelo TJ/MT. A maior parte das vagas está concentrada em Cuiabá, com 9 nomeações, e Várzea Grande, com 8. Em seguida, aparecem Mirassol D’Oeste e Água Boa, com 3 cada, além de Sinop, Rondonópolis, Pontes e Lacerda, Tangará da Serra, Colniza, Juína, Brasnorte, Peixoto de Azevedo, Nova Xavantina, Apiacás, Ibaúba e Terra Nova do Norte, todas com 2 vagas cada. Já as comarcas de Aripuanã, Porto Alegre do Norte, Ribeirão Cascalheira, Sapezal, Campinápolis, Barra do Bugres, Tapurah, Querência, Rio Branco, Nova Monte Verde, Cotriguaçu, Vila Bela da Santíssima Trindade, Jauru, Arenápolis, Colíder, São Félix do Araguaia, Porto Esperidião, Nova Canaã do Norte, Tabaporã, Chapada dos Guimarães, Vera, Feliz Natal, Porto dos Gaúchos e Novo São Joaquim receberam 1 vaga cada.
Da assessoria