Durante a Solenidade de Posse da nova Diretoria Executiva e do Conselho Fiscal do Sindojus-MT para o quadriênio 2025–2029, realizada na noite desta sexta-feira (19), no Sindicato dos Trabalhadores do Tribunal de Contas de Mato Grosso (Sinttcontas), em Cuiabá, o sindicato promoveu um momento especial de homenagem a três nomes que marcaram de forma decisiva a história da entidade: Eder Gomes de Moura, Jaime Osmar Rodrigues e o advogado Dr. Belmiro Gonçalves de Castro.
A homenagem teve início com o reconhecimento a Eder Gomes de Moura, fundador e primeiro presidente do Sindojus-MT. Em texto lido pelo mestre de cerimônias, foi destacado que falar do sindicato é, antes de tudo, falar de coragem. Coragem esta personificada em Eder, que, em 2009, ao lado de Jaime Osmar Rodrigues, do Dr. Belmiro e de outros 17 Oficiais de Justiça fundadores, acreditou na necessidade de criar uma entidade sindical própria, forte, independente e verdadeiramente comprometida com os interesses da categoria.
O texto relembrou que foi desse inconformismo saudável e do desejo de dar voz a quem leva a Justiça até o cidadão que nasceu o Sindojus-MT, oficialmente fundado em 19 de dezembro de 2009. À frente da presidência por dois mandatos, Eder conduziu o sindicato em um período marcado por enfrentamentos, embates judiciais, resistência e perseverança.
Sob sua liderança, com o apoio técnico do jurídico e ao lado de Oficiais de Justiça que ajudaram a consolidar a entidade, o Sindojus-MT conquistou avanços históricos, como a elevação da carreira para nível superior, o rateio das diligências, o pagamento da URV, a garantia da verba indenizatória durante afastamentos e a conquista da Carta Sindical, em 2015. As batalhas travadas, inclusive nos tribunais superiores, asseguraram o direito de existir e representar legitimamente a categoria.
Também foi homenageado Jaime Osmar Rodrigues, que encerrou um ciclo de oito anos à frente da presidência do Sindojus-MT. Reconhecido pela liderança firme, pelo diálogo institucional e pelo fortalecimento da representatividade sindical, Jaime conduziu a entidade em um dos períodos mais desafiadores de sua história, ampliando o reconhecimento do Oficial de Justiça como agente essencial do funcionamento do Judiciário, fortalecendo a interlocução com tribunais e instituições e consolidando um sindicato mais técnico, moderno e unido.
A solenidade também prestou homenagem ao Dr. Belmiro Gonçalves de Castro, advogado do Sindojus-MT desde a sua fundação. Ao longo de toda a trajetória da entidade, o Dr. Belmiro atuou de forma decisiva em importantes frentes técnicas e jurídicas, sendo peça fundamental nas batalhas legais que garantiram conquistas estruturantes para a categoria, incluindo o reconhecimento institucional do sindicato e a consolidação de direitos históricos dos Oficiais de Justiça de Mato Grosso.
Ao final da solenidade, o Sindojus-MT registrou publicamente seu respeito, gratidão e reconhecimento aos homenageados. Todos receberam placas de acrílico, simbolizando o agradecimento institucional do sindicato àqueles que, com coragem, dedicação e compromisso, ajudaram a construir e fortalecer a história da entidade.
Da assessoria




