Sindojus-MT - Sindicato dos Oficiais de Justiça de Mato Grosso

Terça-feira, 18 de Abril de 2023, 15h:17

Judiciário promove audiência pública sobre prevenção e reação à violência contra mulher dia 28

A audiência pública ocorrerá de forma híbrida (presencial e pelo Teams por videoconferência).

Assessoria

Reprodução

audiência pública; violência contra mulher; Poder Judiciário; Tribunal de Justiça; Sindojus

 

O Poder Judiciário de Mato Grosso, por meio da Corregedoria-Geral da Justiça (CGJ-MT), vai debater com a sociedade saídas para a erradicação da violência doméstica e feminicídio no Estado, no próximo dia 28 de abril, das 13 às 18h30 durante a Audiência Pública “Prevenção e reação à violência doméstica e familiar contra a mulher”.

O evento ocorrerá de forma híbrida (presencial e pelo Teams por videoconferência). Interessados em participar da audiência podem se inscrever por este link.

A juíza auxiliar da CGJ, Christiane da Costa Marques Neves, que mantém entre suas atribuições gerenciar as ações da Corregedoria relacionadas à violência doméstica e familiar, explica que o objetivo da audiência é ouvir de mulheres que passaram por situações violentas, identificar os sinais de risco e reforçar a divulgação de como essa mulher pode pedir socorro.

A farmacêutica Maria da Penha Maia Fernandes, ativista do direito das mulheres e que dá nome a Lei n.º 11.340, de proteção à mulher contra a violência doméstica e familiar, ministrará a palestrante por videoconferência.

A audiência segue com o debate dividido em dois eixos proposto pelo Poder Judiciário de Mato Grosso, por meio da Corregedoria-Geral da Justiça (CGJ-MT):

I) Prevenção – Reconhecer os principais sinais do ciclo de violência contra a mulher, com depoimentos de vítimas e familiares que passaram pelo problema e

II) Reação - Formas de proteção que o Estado oferece à vítima de violência, com a exposição de ações realizadas pela Polícia Militar, Polícia Judiciária Civil, Defensoria Pública, Ministério Público, e pelo juiz da 1ª Vara Especializada de Violência Doméstica e Familiar contra Mulher da Capital, Jamilson Haddad Campos.

A audiência conta com apoio da Assembleia Legislativa de Mato Grosso, Defensoria Pública, MPE, PJC e PM. O evento será transmitido pelo canal oficial do TJMT pelo YouTube.