Sindojus-MT - Sindicato dos Oficiais de Justiça de Mato Grosso

Sexta-feira, 08 de Abril de 2022, 17h:18

Cuiabá 303 anos! Cidade de muita história e "causos"

Assessoria

Jaime Rodrigues

por Jaime Rodrigues*

Cuiabá hospitaleira, cidade quente como fogo e cheia de calor humano. Abro a janela pela manhã e o sol já está raiando, muito diferente do lugar onde nasci, no sul do Brasil.

Cidade Verde que me acolheu com minha família, (minha esposa, a catarinense Liciana Tadaieski Rodrigues), criamos nossos filhos (Bia e Jaiminho) e acompanhamos nossa neta Mirella, Cuiabana de Chapa e Cruz crescer. Ela cresce com a mesma velocidade que cresce a nossa Capital mato-grossense. Nossa Cuiabá é alegre, acolhedora, tem praças e parques coloridos, é linda e de diversas etnias.

Cuiabá surgiu às margens do rio Coxipó em 8 de abril de 1719 — era, então, um pequeno povoado cuja ata de fundação foi assinada por Pascoal Moreira Cabral. A descoberta do ouro pelos bandeirantes paulistas deu origem à povoação, subordinada à capitania de São Paulo à época.

Cidade de muita história e 'causos'. O nome dela, por exemplo, é um deles que até hoje não é bem esclarecido, porque há diversas versões, contudo, nenhuma definitiva. A mais tradicional, segundo pesquisadores, é que vem de um lugar chamado "Ikuiapá" onde os índios bororos pescavam com uma flecha-arpão, que em sua língua chama-se "Ikuia", sendo "pá" o designativo de lugar.

Já tem outros pesquisadores que apontam que o termo deriva de "kuyaverá", palavra guarani que se traduziria por "rio da lontra brilhante". Teodoro Sampaio (1855-1937), grande estudioso do tupi, afirmava que, se o nome tivesse origem nesta língua indígena, poderia significar "homem que faz farinha", "farinheiro", pois "cui" é "farinha" e "abá" homem.

Por fim, o cientista alemão Von Martius (1794-1868), que realizou uma grande expedição pelas selvas brasileiras, traduziu o termo como "fabricante de vasilhas", decompondo-o em "cuia" (vasilha) e "abá" (criador), atribuindo-o a outro dialeto das tribos locais. Portanto, não importa a origem do nome da Capital de Mato Grosso — o que realmente importa, é que amamos esta Cidade e amamos morar em Cuiabá!

Parabéns Cuiabá pelos 303!

*Jaime Rodrigues,  bacharel em direito e presidente do Sindojus/MT