Sindojus-MT - Sindicato dos Oficiais de Justiça de Mato Grosso

Segunda-feira, 08 de Março de 2021, 10h:40

Mulher o ser que voa nas alturas

VG Notícias

por Jaime Osmar Rodrigues*

Mulher é muito mais que apenas um gênero, é ter desafios, é ser dona de uma força que vem de dentro e que impulsiona para frente, num voo constante e imensurável.

Historicamente, as mulheres sempre ocuparam um lugar inferior aos homens, embora as profissões fossem predominantemente masculinas, as mulheres, com sua garra e determinação, superaram o preconceito para serem aceitas nas mais diversas profissões.

Nesta busca desenfreada e corajosa, ela foi desbravando espaços diferenciados, reivindicando com tua presença meiga, suave e terna, porém forte e determinada, o lugar que lhe pertencia por direito adquirido e concedido por Deus, o de poder, como ser humano, desenvolver e contribuir com o crescimento e evolução da humanidade.

Dessa forma, ainda na fragilidade da sua busca, foi inserida no mercado de trabalho sem nenhuma proteção ou amparo legal, sempre submetida a uma condição inferior aos homens até mesmo nas mesmas atribuições desenvolvidas.

Vejo que as mulheres que enfrentaram desafios para serem profissionais fora do lar, conquistaram um espaço, se colocando numa posição de destaque e respeito pela capacidade e habilidade demonstrada.

Com senso de responsabilidade aguçado, presteza no cumprimento do dever, a mulher começa a ser vista como uma fonte de trabalho indispensável e confiável.

E assim ela foi crescendo, aparecendo, sendo respeitada e tratada de forma igualitária, delineando uma ideologia de conformidade de direitos e deveres na sociedade num todo.

Embora a profissão de Oficial de Justiça seja uma das mais antigas, foi apenas em 1960 que no Brasil a Senhora Nadir Melo Rodrigues, foi a primeira mulher a assumir o cargo de Oficiala de Justiça no Tribunal de Justiça de São Paulo aprovada em concurso público.

O Sindicato de Oficiais de Justiça de Mato Grosso, neste dia 08 de março, congratula a todas as mulheres indistintamente, sejam elas, mulheres do lar, no cumprimento do dever de mãe, esposa e esteio que dá o equilíbrio familiar.

Sejam elas, as que militam frente aos movimentos que ainda continuam lutando pelos seus direitos e conquistas.

Sejam elas as educadoras, executivas, empreendedoras, negociantes, presidente do Poder Judiciário em todas as Cortes, políticas ou militares.

Sejam elas Oficialas de Justiça, as que enfrentam diariamente desafios e situações adversas, recebam nossas justas homenagens pelo desempenho corajoso e firme que desenvolvem as atividades e cumprimento de diligências.

*Jaime Osmar Rodrigues, presidente do Sindicato dos Oficiais de Justiça de Mato Grosso