FILIADO À

NOTÍCIAS Sexta-feira, 03 de Agosto de 2018, 14:21 - A | A

Sexta-feira, 03 de Agosto de 2018, 14h:21 - A | A

PROGRAMAÇÃO

I CONOJUS encerra nesta sexta (03) com palestras importantes para a categoria

Edina Araújo/Assessora Sindojus-MT

Desde ontem (02.08) 14 oficiais de Justiça de Mato Grosso, entre eles membros da Diretoria do Sindicato dos Oficiais de Justiça de Mato Grosso (Sindojus/MT), participam do I Congresso Nacional dos Oficiais de Justiça – (I CONOJUS).

O evento, que tem como tema “As perspectivas da carreira do oficial de Justiça Frente a virtualização processual”, é realizado em Vitória, no Espírito Santo e se encerra hoje (03).

O primeiro dia do evento contou com palestras do presidente da Central dos Sindicatos Brasileiros (CSB), Antônio Neto, com o tema “A reforma sindical e os desafios futuros” e com palestra do oficial de Justiça Celso Victoriano, de Mato Grosso, que falou sobre “A cultura autocompositiva e seus efeitos na formação continuada do Oficial de Justiça e os Juizados Especiais Itinerantes da Justiça mato-grossense”

Já o presidente da Federação das Entidades Sindicais dos Oficiais de Justiça do Brasil (Fesojus), João Batista, palestrou sobre “Os desafios nacionais da categoria dos Oficiais de Justiça”.

Hoje pela manhã, os participantes do Congresso contaram com palestras do procurador do Município de São Paulo, Kheyder Loyola, com o tema: “A busca de novas atribuições para o cargo de Oficial de Justiça face a virtualização processual”.

“Os modelos de cooperativismo no Brasil e suas possibilidades para a categoria dos Oficiais de Justiça” foi o tema palestrado por Carlos André, que é superintendente da Organização das Cooperativas Brasileiras (OCB).

No período da manhã as palestras foram encerradas por Williams Master – oficial de Justiça do TJ/ES, que palestrou sobre “A possibilidade de conciliação pelo Oficial de Justiça inserida no novo Código de Processo Civil”

Mais quatro palestras estão previstas para o período da tarde desta sexta, são elas: “A atuação do Oficial de Justiça nos processos penais”, cujo palestrante é o desembargador Wiliam Silva, do Tribunal de Justiça do Espirito Santo (TJ/ES); “O processo virtual e os Oficiais de Justiça”, pelo desembargador do TJ/ES, Fernando Zardini; “As formas de financiamento das Entidades sindicais na recente reforma trabalhista”, por Gérson Marques – procurador do MPT.

O encerramento das palestras ficará por conta do conselheiro Valdetário Andrade, do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), que falará sobre: “A possibilidade de padronização dos atos dos Oficiais de Justiça pelo CNJ e novas atribuições face a virtualização da Justiça. ”

O Congresso está previsto para ser encerrado as 17 horas, oportunidade em que será feito a leitura da carta I CONOJUS que disporá sobre as diretrizes que a Fesojus deverá seguir até o próximo evento, escolha e/ou anúncio da próxima cidade que sediará o II CONOJUS e a integração final com os Oficiais de Justiça oriundos de outros Estados e os Oficiais do Espírito Santo.