Sindojus-MT - Sindicato dos Oficiais de Justiça de Mato Grosso

Segunda-feira, 01 de Julho de 2019, 16h:37

TJMT arrecada mais de 500 kg de papel para reciclagem

TJ/MT

Reprodução

A campanha de arrecadação de papéis para reciclagem no Tribunal de Justiça de Mato Grosso alcançou cerca de meia tonelada de materiais que serão encaminhados à Associação Paz e Bem e, posteriormente, revertidos na compra de cadeiras de rodas com o valor adquirido pela reciclagem.
 
A iniciativa teve a colaboração de servidores do Poder Judiciário, magistrados, funcionários terceirizados, advogados e público externo, que levaram vários tipos de papéis na sexta-feira (28 de junho). Foram arrecadados livros, apostilas, agendas antigas, folhas A4 e papéis soltos inutilizados.
 
“Queremos despertar a conscientização de que compramos, usamos e, ao invés de jogar no lixo, vamos encaminhar para reciclagem, contribuir com o meio ambiente e também com a responsabilidade social. Estamos contribuindo com quem precisa e sensibilizando as pessoas. Foi muito bacana, muita gente veio ajudar”, pontuou a servidora Ana Carolina Ferreira, integrante do Núcleo Socioambiental do TJMT.
 
O projeto intitulado ‘Mão na Roda’ é desenvolvido pela associação e agora conta com a parceria do Núcleo. A entidade recolhe diversos tipos de materiais recicláveis, encaminha para as cooperativas e empresas do ramo, e reverte os valores na aquisição de cadeiras de rodas e outros equipamentos de auxílio para pessoas com deficiência.
 
“Com essa ajuda, além de ajudar o meio ambiente, pode ter certeza que estará também auxiliando alguém que precisa de mobilidade. Essas parcerias são muito importantes, porque todo esse material que poderia estar degradando o meio ambiente está ajudando pessoas”, destacou o diretor da Associação Paz e Bem, Fábio Pacheco.
 
De acordo com ele, há estudos que estimam a preservação de 22 árvores a cada tonelada de papel reciclado, de forma que a iniciativa do TJMT já preservou pelo menos 11 árvores.
 
A logística de coleta e destinação dos papéis arrecadados foi feita por ele e outros voluntários da associação, de forma que é possível solicitar o recolhimento dos recicláveis de acordo com a quantidade arrecadada. A entidade também recebe permanentemente papéis, plástico, alumínio e óleo de cozinha usado, basta levar diretamente à sede.
 
Para quem quiser ajudar, a Associação Paz e Bem está localizada na Avenida Joaquim Louzada, quadra 9, lote 6, bairro Parque Residencial Tropical Ville, em Cuiabá, próximo à Ambev na Avenida Antártida (região do bairro Santa Rosa). A associação atende também pelo telefone (65) 99923-9920, pelo endereço de e-mail [email protected] e ainda pelas redes sociais Facebook e Instagram.