O Sindicato dos Oficiais de Justiça de Mato Grosso (Sindojus/MT), irá comemorar, na segunda-feira (26.03), com um curso de defesa pessoal o Dia Nacional do Oficial de Justiça - celebrado no próximo domingo (25.03). A aula será ministrada pelo professor Ed Carlos Matos será, no Fórum de Cuiabá. 

Fundado em 2009, o Sindicato conta atualmente com 670 oficiais de Justiça filiados e tem inúmeros motivos para comemorar a data. Conquistas como o nível superior e o pagamento das custas nos mandados de Justiça gratuita estão entre os pleitos do Sindojus ao longo destes anos. 


Eder Gomes, diretor do Sindicato, ressalta que a exigência do nível superior foi um grande avanço e um marco para os oficiais. 

“Isso foi um grande avanço para nós. Estamos recebendo pessoas que já vem com a leitura jurídica. Antes, os novos oficiais vinham com a vontade de trabalhar, mas sentia uma dificuldade com a habilidade jurídica. Hoje, ele vem mais preparado, e isso facilita o aprendizado dele na prática. É uma grande valorização”. 

Assuntos como a liberação do armamento para o uso pessoal dos oficiais está em pauta das futuras conquistas do Sindojus. Segundo a diretora social, Maria Dolores Aragão, o oficial está exposto diariamente aos perigos. 

“Quando chegamos ao bairro, todos nós estamos expostos a violência urbana. Porque saímos de manhã, ficamos o dia todo trabalhando na rua. Essa violência nos preocupa. Depois que nos identificamos, as pessoas nos ajudam, mas antes disso, não estamos identificados. É um carro estranho andando no bairro, o que causa estranheza aos moradores. E o que traz perigo e insegurança para nós”, conta. 

Segundo Eder Gomes, a pauta está em Brasília e deve ser deliberada em junho ou julho. “Tem que ter um critério muito rigoroso para chegar ao Oficial de Justiça. A arma é sem dúvida uma segurança, dependendo do local o oficial vai treinado. Ele vai passar por um treinamento, vai usar o colete”, ressalta. 

“Agregar os oficiais no sentido que tenhamos uma proximidade, para conhecer as dificuldades, que a gente ouça e ajude nas necessidades dos oficiais, que ele se sinta mais amparado. Com isso é inevitável que criamos uma conexão, com isso vamos agregando valores, trabalhando nossa própria autoestima: eu não sou mais sozinha lutando para conquistar meus direitos. Estamos trazendo para o âmbito funcional”. 

Para comemorar o dia nacional dos oficiais de Justiça, o Sindojus homenageou os colegas com faixas nas comarcas.












Assessoria Sindojus/MT
Fotos Sindojus/MT