Idealizado pelo tabelião e consultor em certificação digital Ayrton Bernardes Carvalho Filho, o PORTAL CARTÓRIO DIGITAL é uma iniciativa inédita no Brasil. Disponível pelo site Tabelionato.com, a ferramenta eletrônica oferece autenticação online de documentos como Contratos, Procurações, Declarações, Autorizações, Laudos e exames, Atestados, Perícias, Traduções, Insumos e logística. O Cartório Digital, segundo o tabelião, "é a realização de um sonho que depois de muitos anos de estudo e trabalho, conseguiu unir segurança jurídica e tecnologia".

A grande vantagem é, inegavelmente, a praticidade e a agilidade oferecidas pelo serviço. De qualquer lugar no mundo, os portadores de certificados digitais e-CPF e certificados digitais OAB, por exemplo, poderão enviar para o 1º Tabelionato de Notas de Porto Alegre, no endereço www.tabelionato.com, contratos, laudos e procurações assinados digitalmente para que sejam notarizados.

O funcionamento é simples: o usuário que precisa de um documento autenticado acessa a página do tabelionato, carrega o documento no sistema e insere seu certificado digital no computador. No mesmo instante, o tabelião recebe o documento, reconhece a assinatura digital e autentica o documento online com seu certificado digital, que volta para o usuário com uma espécie de "etiqueta virtual" de autenticação.

O caos da vida nas grandes cidades resulta em baixa mobilidade urbana, criando uma série de contratempos quase inevitáveis na rotina diária: congestionamento, estacionamentos lotados, fila para bancos, cartórios, supermercados, correios. Os serviços online, neste sentido, se tornam essenciais na solução de problemas cotidianos.


O PORTAL CARTÓRIO DIGITAL foi desenvolvido em ambiente da SAFEWEB, Autoridade Certificadora gaúcha credenciada na ICP-Brasil. A Sky Informática, empresa de tecnologia na área notarial, pretende até o final de 2016, realizar a integração de seus softwares para cartórios com o software da Safeweb, permitindo assim que os mais de 500 tabelionatos de notas do Rio Grande do Sul possam ter esta nova ferramenta de trabalho.
Assessoria