O presidente do Tribunal de Justiça de Mato Grosso (TJMT), desembargador Paulo da Cunha, participa nesta terça e quarta-feira (24 e 25 de novembro) de um dos principais eventos anuais da Justiça brasileira, o 9º Encontro Nacional do Poder Judiciário. A solenidade de abertura será no Centro Internacional de Convenções do Brasil (CICB), em Brasília, às 14h, e vai contar com a presença do presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), ministro Ricardo Lewandowski.  

No evento, serão definidas as Metas Nacionais do Judiciário para 2016 e divulgado o desempenho dos tribunais no cumprimento das metas de 2015. Logo após a abertura, será realizada uma conferência magna do jurista Dalmo de Abreu Dallari, professor emérito da Faculdade de Direito da USP. Em seguida, o ministro Ricardo Lewandowski presidirá uma mesa em que será avaliada a estratégia nacional do Poder Judiciário.

Está prevista ainda a divulgação dos tribunais agraciados com o Selo Justiça em Números, instituído pela Portaria 186/2013. O selo busca reconhecer os tribunais que investem na excelência da gestão da informação prestada ao CNJ e que compõe a base da pesquisa Justiça em Números, principal relatório anual sobre o funcionamento da Justiça brasileira. Esta será a segunda edição do selo. No ano passado, 73 tribunais foram contemplados, sendo seis com o Selo Diamante, a categoria mais alta.

Amanhã serão anunciados os resultados parciais de cumprimento das Metas de 2015 e as metas nacionais de 2016. Participam do encontro presidentes e corregedores de todos os tribunais do país e dos conselhos de Justiça, além de integrantes da Rede de Governança Colaborativa do Poder Judiciário e assessores técnicos dos tribunais.

Além do presidente Paulo da Cunha, o juiz auxiliar da Presidência Aristeu Vilella também estará representando o Judiciário mato-grossense no Encontro.

Fonte: TJ/MT
Foto: TJ/MT