Oficiais de Justiça do Poder Judiciário de Mato Grosso recebem nesta quarta-feira (21.10) treinamento sobre o Processo Judicial Eletrônico (PJe), oferecido pela Coordenadoria de Tecnologia da Informação do Tribunal de Justiça de Mato Grosso (TJMT), em parceria com a Escola dos Servidores, onde são ministradas as capacitações. Esse é o primeiro dia de treinamento do calendário estipulado para atender o público interno e externo, visando a instalação do PJe nas Varas de Fazenda Pública de Cuiabá, no próximo dia 3 de novembro.

De acordo com o instrutor da TI, Rosivaldo Rodrigues, o curso está sendo bastante produtivo, com a interação de todos. Segundo ele, os participantes não mostraram dificuldade com o manuseio do sistema, que, por sinal, é bem simples. “Foram feitas muitas perguntas e todos demonstraram interesse em saber mais e tirar dúvidas sobre a ferramenta. Apesar de o sistema ser muito simples, é interessante que o oficial já saiba como utilizá-lo. O treinamento serve exatamente para tirar esse receio de usá-lo”, discorreu.

Para o oficial de justiça Luiz Arthur de Souza, de 51 anos e que há 29 trabalha no Judiciário, essa capacitação é importante porque dá oportunidade ao profissional de trabalhar com ferramentas novas, dando celeridade no serviço. “Isso demonstra também a importância que o Tribunal dá em questão de qualidade de trabalho para o oficial de justiça no campo. Estamos diretamente na rua e essa ferramenta vai possibilitar que tenhamos mais agilidade no trabalho”, disse.

Há 25 anos trabalhando como oficial de justiça em Mato Grosso, Luziete Alves da Cunha Moraes, de 53 anos, falou que o trabalho diário é corrido e a demanda, elevada. Ela afirma que com a ferramenta o trabalho de todos vai ser facilitado. “Agora com o PJe vai ficar melhor. Por isso é importante a gente ter essa capacitação, temos que acompanhar os avanços da tecnologia e isso vai melhorar nosso trabalho”, frisou.

Calendário - As capacitações do público interno começaram nesta quarta-feira (21 de outubro) para os oficiais de justiça, sendo a primeira turma das 8h às 12h e a segunda turma das 14h às 18h. Na quinta-feira (22 de outubro) será a vez dos magistrados e assessores receberem o treinamento, das 8h às 18h. Nos dias 26 e 27 de outubro (segunda e terça-feira), das 8h às 18h, a capacitação será para a primeira turma dos servidores da Secretaria, e 28 e 29 de outubro (quarta e quinta-feira) para a segunda turma de servidores também da Secretaria, das 8h às 18h.

Inscrições - Para o público externo as capacitações serão oferecidas na sexta-feira (23 de outubro), das 8h às 12h, para advogados e das 14h às 18h para membros do Ministério Público, Defensoria Pública e Procuradorias Estadual e Municipal. Os interessados devem preencher a ficha de inscrição, disponibilizada pela Escola dos Servidores.

Fonte: Assessoria TJ/MT
Foto: TJ/MT